terça-feira, 20 de julho de 2010

Segunda Oficina da Formação nas Escolas, na Zona Leste de São Paulo

Nome da atividade: II Oficina do Movimento Virajovem de Formação nas Escolas – Escola Ana Siqueira
Tema: Incidência política da juventude por meio do Movimento Virajovem
Objetivo: Falar sobre a importância da participação política para a participação política da juventude e da atuação dos Virajovens para mobilização social.
Duração: 3 horas
Local: Escola Ana Siqueira no Jaraguá, na cidade de São Paulo
Materiais Necessários: Revistas Viração, Ed. 59, giz, lousa, câmera fotográfica e textos base (releases sobre GMM - Geração MudaMundo, REJUMA, Conselhos Virajovens para explicar o conceito de redes). E textos para falar um pouco de mobilização social (Barato do Jornal Mural, Ed. 59 da Revista Viração – CONFECOM e release sobre a Conferência de Juventude.
Público participante: Estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio
Número de participantes: 03 (três)
Responsáveis/equipe: Eric Silva e Luciano de Sálua
Linguagens a serem trabalhadas: revistas, textos base, debate coletivo.

Passo-a- passo:

1. Apresentar o conceito de redes

2. Explicar conceito de mobilização social com base em exemplos práticos já desenvolvidos por juventudes em todo Brasil e compartilhar resultados conquistados com estes processos de participação política

3. Sugerimos como data de mobilização social o dia nacional da juventude (22/09), para eles elaborarem uma ação de mobilização nessa data, a ideia é que eles mobilizem uma galera para essa data e pensem alguma atividade com esse grupo mobilizado.

Produtos gerados: Nenhum

Formas de registro: Fotografia e Vídeo

Referências para pesquisa e aprofundamento: Textos base para entendimento dos conceitos de redes e de mobilização social.

Como foi a atividade: A atividade foi muito positiva, o conteúdo era bastante extenso para a galera absorver logo de cara, mas percebemos que eles tiveram uma grande percepção dos temas trabalhados e um foco bem grande nas atividades que tivemos ao longo daquela tarde.

Começamos um pouco depois do horário, uns 30 minutos de atraso para esperar o restante do grupo que não apareceu, a oficina rolou com 3 pessoas, lembrando que o grupo no Ana Siqueira é de 5 pessoas.

Na primeira atividade explicamos um pouco o conceito que vemos sobre Redes, trazer para o grupo a idéia de trabalhar em rede, coletivamente, de uma forma colaborativa e participativa, sempre buscando aliados para nossos projetos e objetivos para a escola e consequentemente para a comunidade.

Logo depois dessa conversa, trouxemos alguns textos de redes que já existem em nível nacional, os exemplos utilizados foram a REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade), o GMM (Geração MudaMundo) e os Conselhos Virajovens. Lemos os textos coletivamente que explicava um pouco o papel de cada rede, pedimos para o grupo identificar qual era o público dessa rede e qual objetivo de cada uma delas.

A galera conseguiu identificar as características dessas redes e daí perguntamos, vocês se reconhecem como uma rede? Qual é o objetivo de vocês? Eles se reconheceram como rede e colocaram que o objetivo deles primeiramente é colaborar com a comunidade escolar, identificar os problemas e pensar soluções para eles em conjunto com o pessoal que frequenta esse ambiente e usar os meios de comunicação para divulgar esses diálogos na comunidade.

Em seguida falamos sobre a questão de mobilização social, ver o que eles entendiam sobre mobilizar pessoas para um objetivo e identificar as ferramentas que eles conhecem e utilizam para conseguir chegar ao máximo de pessoas para passar as nossas ideias.

Esse grupo pensou diversas formas de mobilização no âmbito escolar como: boca a boca, rádio, jornal mural, celular, avisos nas salas, fazer eventos temáticos, reuniões de pais e mestres, entre outras possibilidades. Uma coisa muito bacana que observamos foi que eles pensaram em lugares muito estratégicos para comunicar algo para as pessoas que circulam na escola, muito legal ver essa preocupação deles com os locais que são de destaque na escola.

Abrimos para o lanche e uma pausa rápida. Já no fim da tarde entramos na nossa última atividade do dia que era os “Ativos de Comunicação”, pegamos um texto da apostila do Curso de Educomunicação e Mobilização Comunitária que ocorreu na Viração que explicava o que era um ativo de comunicação e como podemos mapeá-lo. Também lemos coletivamente ele e depois abrimos para o grupo o que eles viam como ativo de comunicação na região do Jaraguá.

Eles apontaram vários ativos na comunidade onde vivem e colocaram esses ativos como possíveis parceiros da rede que está se criando agora com os participantes das formações do Virajovem nas escolas. Aí encerramos as atividades e os presentes ficaram responsáveis de multiplicar as tarefas e aprendizados que eles tiveram nesse dia.

Quais são os encaminhamentos para um próximo encontro com o grupo?

- Próximo encontro será dia 04/08

- Pessoal ficou como tarefa mapear 3 ativos de comunicação na região do Jaraguá

- Ficou acordado que os adolescentes presentes iriam multiplicar o que foi aprendido para o pessoal que não pode comparecer a formação

- Lembrar de comprar um lanche mais leve, porque a galera já vem almoçada no período da tarde. Comprar por exemplo frutas e bolachinhas.



BOAS VINDAS!

Olá pessoal, só deixo aqui uma mensagem de boas vindas a tod@s nós! No sábado iniciaremos a primeira formação nas escolas aqui em Sampa.
Bj
 

A galera aqui de São Paulo coloca
nesse texto um pouco do que aconteceu
na nossa 1ª oficina do Virajovem nas escolas.
Espero que com ele vocês consigam entender
e sentir como funciona aqui em nossa localidade.


Como apresentar a metodologia de atividade de Educomunicação

Nome da atividade: I Oficina do Movimento Virajovem
de Formação nas Escolas – Escola Valdir Pinto

Tema: A história da Viração e o Movimento Virajovem

Objetivo: Apresentar a Viração e o Movimento Virajovem para os participantes da formação e promover a integração entre o grupo;

Duração: 3 horas

Local: Escola Valdir Pinto na Fazenda da Juta, na cidade de São Paulo

Materiais Necessários: Revistas Viração

Público participante: Estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio
Número de participantes: 16 (dezesseis)
Responsáveis/ equipe: Eric Silva, Maria Rehder, Janaína Leonardi e Luciano de Sálua

Linguagens a serem trabalhadas: revistas e debate em roda

Passo-a- passo:

1. Dinâmica de apresentação do grupo;
2. Explicação do curso, do objetivo e metodologia das formações;
3. Contexto histórico da Viração;
4. Promover momento de leitura compartilhada em grupos, pedindo para que cada grupo escolha uma matéria em especifica, e compartilhe com os demais pontuando o motivo da escolha;
5. Contexto histórico do Movimento Virajovem;
6. Definido dia 17 de julho como próxima data de formação

Produtos gerados: Nenhum

Formas de registro: Fotografia

Referências para pesquisa e aprofundamento: Revista Viração - Edição 62

Check list: Câmera fotográfica, revistas Viração, lousa, giz.

Como foi a atividade: As atividades começaram com uma dinâmica puxada pela Janaína Leonardi, uma das facilitadoras da oficina, ela tinha como objetivo quebrar o gelo e para os participantes se conhecerem minimamente.

Era muito simples, você fala seu nome, idade e fazia um gesto (estalar os dedos, bater palmas, etc.), aí a pessoa da sua direita tinha que falar o nome e a idade dela e falar também da(s) pessoa(s) da sua esquerda.

O segundo momento foi para falar sobre as formações que eles vão receber, o nosso papel como grupo que se formava trazer para eles que essa formação irá ajudar a melhorar a comunicação deles, da escola e do bairro onde vivem.

Explicamos também como vão funcionar as atividades até o fim do ano, decidimos coletivamente a periodicidade das oficinas, eles acharam melhor ser quinzenalmente, porque dessa forma não terá uma distância tão grande de uma oficina para a outra.

Após isso, entramos no momento de explicar o que é a ONG Viração, de que forma os adolescentes podem participar, a forma de se fazer a revista, a preocupação da organização com a mobilização social e participação política, essa parte foi puxada por Eric, Maria e Luciano. Depois abrimos para o lanche.

Depois entramos na questão do Virajovem e do movimento, o que é o Virajovem, como se tornar um virajovem e a importância desses núcleos para a organização e em seguida falamos sobre o Movimento Virajovem, contamos o que é surgiu esse pensamento, a participação e a importância deles nesse espaço, de que forma eles podem nos ajudar a melhorar cada vez mais essa ideia.

A atividade seguinte foi dividir os participantes em 4 mini-grupos propondo que eles escolhessem uma matéria da revista coletivamente, eles deviam escolher a matéria que chamasse mais atenção de alguma forma.

Os grupos escolheram as matérias e apresentaram para todos os motivos de suas escolhas, vários aspectos foram levantados, como o layout das matérias, os assuntos, as fotos utilizadas e a forma que foi escrita a matéria.

A nossa última parte do dia foi escolher a data do nosso próximo encontro que será no dia 17/07 e avaliamos em conjunto o dia que passamos, a galera curtiu bastante e pareciam bem interessados e focados em todos os momentos da atividade, é um grupo bem interessante e bem diverso.

Quais são os encaminhados para um próximo encontro com o grupo?

- Próxima reunião (17/07)
- Preparar a metodologia para o 2º encontro
- Sistematizar os contatos
- Fazer ficha de inscrição dos participantes
- Autorização de país

Nenhum comentário:

Postar um comentário