BELÉM

Adolescentes e jovens das Escolas Celso Malcher da Terra Firme e Barão do Igarapé Mirin do Guamá
O projeto de fortalecimento e ampliação dos conselhos virajovens da revista Viração, em parceria com o Instituto Universidade Popular - UNIPOP, em de duas escolas da rede pública de Belém (Escola Celso Malcher, localizada no bairro da Terra Firme e Escola Barão do Igarapé Miri, localizada no bairro do Guamá), iniciando assim a primeira etapa das atividades no dia 24 de junho de 2010, reunidos na sede da UNIPOP estavam 12 adolescentes e jovens.

Dentre os critérios de seleção das referidas Escolas para participar do projeto, estão características comuns de: bairros mais populosos, vivenciam processo de enfrentamento à violência que se instalou por conta do tráfico de drogas, ausência de saneamento básico, pouco espaço de cultura e lazer, dificuldades de acesso a educação e saúde pública, entre outros desafios que serão identificados no decorrer das ações do projeto com as duas escolas.

Durante a mobilização das escolas, enfrentamos muitas dificuldades para apresentar a proposta do projeto e, junto com as escolas, construir o roteiro das atividades, organizar o cronograma, para não prejudicar as atividades letivas dos alunos em cada escola e identificar e escolher os alunos que fariam partes do núcleo viração nas escolas. Dentre os desafios enfrentados estavam as constantes greves dos professores da rede pública do Estado, reivindicando melhorias de condições de trabalho, segurança no interior das escolas, aumento de salário, entre outros. Por conta disso atrasamos em quase dois meses o início do projeto.

O primeiro encontro ocorreu dia 24 de junho, na UNIPOP, com a participação de 12 adolescentes e jovens das escolas, onde apresentamos o Projeto Viração de Comunicação e Instituto Universidade Popular.

Para facilitar a compreensão e visualização das entidades proponentes do projeto utilizamos slides, conteúdo histórico, ações desenvolvidas, principais projetos, metodologia de trabalho e estrutura organizacional. Alem de um curta vídeo, que conta um pouco sobre o trabalho da Viração e da UNIPOP.

Outro importante instrumento de apresentação, utilizado para falar sobre o projeto, foi à visualização e leitura de alguns exemplares da Revista Viração. Durante a leitura, pedimos para cada participante avaliar os seguintes pontos: linguagem – você se idêntica ou não com o formato do texto?, diagramação – como estão a distribuição de texto e imagem?, conteúdo – o conteúdo da revista tem alguma coisa haver com você?. Esse exercício serviu para que os integrantes do projeto se familiarizassem com o formato editorial do texto.

Após a apresentação do Projeto Viração, da UNIPOP, da visualização e leitura da revista viração, realizamos um momento para que cada dupla falasse quais suas expectativas em relação a sua participação no projeto, como eles gostariam que fosse a dinâmica desse período em que esse novo grupo de adolescentes e jovens estariam juntos, durante seis meses. Então:
 
Gerley O. da Costa
“A nossa expectativa com esse projeto é poder ajudar as famílias mais carentes levando informação e conhecimento a essas famílias. E também poder tirar muitas crianças das ruas fazendo elas saírem do mundo do crime para assim elas poderem estudar e ter um bom emprego.”  Gerley O. da Costa Paulo Henrique

“Esperamos nos conhecer mais sobre a viração saber sobre as atividades do projeto a qual nos oferece como, por exemplo, criar vídeos, produzir uma boa imagem, produzir revistas, saber como entrevistar uma outra pessoa, saber como se por durante uma atividade e etc .Esperamos nos conhecermos melhor sermos bons amigos durante o período do curso não só durante o curso como fora do curso” Neidiane da Costa
“Eu quero este encontro seja proveitoso e que todos os outros possam ser assim, bem legal e sem muito fala fala. Espero levar tudo o que aprendermos aqui para ajudar a melhorar minha escola” Thiago

“Minha expectativa são as melhores, pois quanto mais conhecimento melhora minha visão da realidade, espero encontrar informações abordar assuntos polêmicos. Espero que facilitadores passem todas as suas experiências de vida e trabalho, conhecer outras pessoas, fazer amigos, conhecer lugares” Brena.

Por fim, saímos para conhecer a estrutura da UNIPOP (espaço físico e projetos) e como funcionam dentro da instituição. Em seguida programamos uma próxima de atividade de formação que seria a oficina de produção de vídeo e participação política no dia 21 de agosto com as duas escolas juntas.