FORTALEZA

APRESENTAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA THOMÉ DE SOUSA

Próxima segunda-feira(28), vamos a Paramoti para apresentar o projeto da Agência Jovem aos estudantes da Escola Tomé Gomes e iniciar a formação de um núcleo da Agência no interior.


FORMAÇÕES EM ESCOLA NA CAPITAL E NO INTERIOR

As oficinas de formação em comunicação serão realizadas com jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará com o objetivo de criar núcleos descentralizados da Agência Jovem de Notícias. Durante a formação, os participantes irão discutir temas relacionados à comunicação e à juventude, tais como, recepção crítica da mídia, linguagem jornalística, comunicação popular e manifestações juvenis.

As oficinas, que serão mediadas pela equipe da Agência Torpedo de Notícias com o apoio do Núcleo Virajovem da ONG Catavento, serão realizadas nos finais de semana, com carga horária total de 64 hora/aula. Ao todo, serão oito encontros. Inicialmente, será escolhida uma instituição de ensino situada em Fortaleza e outra localizada no interior do Ceará, no município de Paramoti. As oficinas acontecerão na própria escola.

O objetivo das oficinas é criar espaços de participação juvenil, através da utilização da comunicação, no cotidiano da escola. Além dos debates, os participantes irão discutir linguagem e técnicas jornalísticas, ética na comunicação, jornalismo social, novas tecnologias, redes sociais, entre outros assuntos.

No decorrer da formação, os participantes irão apresentar à comunidade as atividades do projeto, dentre elas, o envio de torpedos através do celular. Os estudantes irão produzir informação de interesse do cotidiano da escola e da comunidade.

Além das informações enviadas via torpedos, os jovens irão produzir conteúdo informativo para o site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovemdenoticias.org.br), tais como notícias, entrevistas, enquetes, documentários e artigos. O site será um grande espaço de convergência de mídias, em que os jovens postarão textos, vídeos e áudios e participarão de fóruns de discussão.

Objetivos

- Formar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Ceará para a produção de informação da Agência Jovem de Notícias.

- Fortalecer espaços de participação juvenil no ambiente escolar e na comunidade

- Discutir os princípios da comunicação e do jornalismo voltado para as causas sociais.



FORMAÇÕES NO CEARÁ 

Aqui no Ceará tivemos alguns contratempo. Mas, já estamos iniciando parceria com duas escolas, uma da Capital, de Ensino Médio e outra do interior do Estado. Na próxima semana iremos a cidade de Paramoti apresentar o projeto e já agendar a primeira oficina. Será um total de 08 oficinas de formação com 08 horas de duração cada uma.


Acompanhe mais notícias em www.agenciajovemdenoticias.org.br